quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Pescaria de Supermercado - peixe panga


Ninguém me contou: aconteceu comigo. Achei baratissimo este peixe. Descongelei e o primeiro dissabor: 50% era água. Como não posso comer frito, coloquei num refratário e assei ao forno: Além de diminuir mais ainda, começaram a sair os tais, filetes branquinhos. Lembrei das corvinas que têm que ser evisceradas logo após a sua captura pois senão as larvas dos vermes se "escondem" em sua carne. Não comemos! Quanto à água, o processo é o seguinte: Todos os peixes que vêm em sacos herméticos, primeiro é feito uma despressurisação e logos após uma substituição do vácuo com água. Nas embalagens de "caixinha" existe água, mas o processo não altera significativamente sua estrutura: Molha-se o peixe e congela-se quase instantaneamente.
Pelo sim pelo não, prefiro pescar em açudes conhecidos, sem plantações por perto e em campos para criação de gado. Pescaria em supermercados só espécies conhecidas e resfriadas, pois podemos conferir sua qualidade. Quem me garante que os filés não foram feitos de peixes cuja validade já venceram?
>>>>>>>>>>>>>>>>>
Repassem, compartilhem, alertem. Comuniquem seus familiares para termos mais segurança alimentar! 
>>>>>>>>>>>>>>>> do Portal Luis Nassif
INFORMAÇÃO URGENTE !
PEIXE  PANGA



Pelo sim pelo não, comer peixe criado em cativeiro no Vietnan e que       chega aqui mais barato que o pescado nacional...
Existem muitas       mensagens sobre o assunto na internet, algumas tentando desmentir com       argumentos ridículos.
Panga, tô fora!


ESTÁ  À VENDA NA REDE BOM PREÇO,
G. BARBOSA, HIPER IDEAL, EXTRA,
REDE EPA MG, MART PLUS, CARREFOUR
E OUTROS



Caros,

Em algumas oportunidades             tive o desprazer de observar o malfadado peixe branco, sempre             servido em self-services e/ou "à la carte." (Entre os restaurantes             onde pode ser encontrado o "gourmet" o cliente faminto terá mais             opção do se pensa em self-services)
Em um             self-service, tive a curiosidade de ver melhor o peixe no meu prato.             Ao abrir a posta do peixe notei que a massa estava impregnada de             filamentos.
Encostei o prato,             retirei guardanapo parte do peixe e levei para analise. Os             filamentos, na verdade, eram vermes de até dois cm.            
Procurei me informar, lá             mesmo no caixa, da origem do peixe e fui informado que se tratava de             peixe asiático.
Após análise da porção             amostrada tirei minhas conclusões que são coincidentes com as             informações prestadas: - peixe asiático de água doce, proveniente de             rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de             poluição biológica, física e química devido, entre fatores diversos,             à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que             constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços             sanitários e salutares. Esse ambiente condiciona por si só o             desenvolvimento e procriação de víveres adaptados a esse habitat             degenerativo. O nível de poluição dessas águas é tamanha magnitude             que as próprias pessoas que, por lá convivem, têm nojo e repugnância             dos víveres dessa água. Essas condições associadas viabilizam a             proliferação exacerbada de peixes que ressalta aos olhos dos             especuladores inescrupulosos que conseguem com tremenda facilidade             realizar farta e rentável "pescaria" para a venda dos seus produtos             no terceiro mundo afora - de quebra no Brasil.   
         
CUIDADO COM OS PRODUTOS             SERVIDOS POR ESSES ESTABELECIMENTOS
SÓ ESTOU             REPASSANDO, MAS É BOM TER CAUTELA!!!
ASAE -             SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS             AGRÔNOMOS

Peixe Panga - PERIGO para             a SAÚDE PÚBLICA

Há pouco tempo             descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito             branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no             supermercado... claro que             decidi experimentar...
A minha primeira impressão do sabor do             peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo             estranho, pois é um sabor muito ténue...)
Hoje voltei a comer, e tal como da             primeira vez que provei             este peixe não melhorou a impressão do             sabor...
Acabei de             almoçar e pesquisei e encontrei o texto que envio             abaixo.
NOTA - achei por bem             enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado...             L
O Peixe Panga: a nova             aberração da globalização

O panga é um peixe             de cultura intensiva/industrial no Vietname, mais exatamente no             delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu             preço.
Eis o que deve             saber sobre o Panga:
Os Pangas estão infestados com elevados             níveis de venenos e bactérias. (arsénio dos efluentes industriais e             tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial,             metais pesados, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs),             clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros             (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).
O rio Mekong é um dos             rios mais poluídos do planeta.(Na guerra do Vietnã o último recurso             americano foi jogar o "agente laranja"(desfolhante e             cancerígeno).
Não há nada de natural nos Pangas - Eles             são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e de solo seco,             transformados numa farinha, com mandioca e resíduos de soja e grãos.             Obviamente, este tipo de alimentação não tem nada a ver com a             alimentação num ambiente natural.
Ela não faz do que             assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que             foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas             está completamente desregulada.. O panga cresce 4 vezes mais rápido             do que na natureza ...
Além disso os pangas são injetados com PEE             (alguns cientistas descobriram que se injetassem as fêmeas pangas             com hormonios femininos derivados de desidratado de urina de             mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito             rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no             ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente             500.000 ovos de uma vez). Basicamente, são peixes com hormonios             injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para             acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser             bom.
Ao comprar pangas estamos colaborando com empresas             gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a             saúde e o bem-estar dos seres humanos.
Este comercio está             sendo aceito por países que os vendem ao público em geral, sabendo             que estão vendendo produtos contaminadas.
Nota: devido à             prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar             em outros alimentos: surimi ( alimentos com pasta de peixe), peixe             terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães             e gatos!)
Diz-se que comer             peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de             tudo!!!!

Um comentário:

  1. Pois nós comemos um tempão o panga, bom e barato... até q resolvi pesquisar na internet s/ele.... nunca mais!!!
    E agora vc só confirmou isso!!!

    ResponderExcluir